BRASIL - UM DOS PURGATÓRIOS DO MUNDO

 

Diante do cenário desolador que nos deparamos todos os dias, com problemas nas áreas da saúde, educação, segurança, moradia e por aí vai uma lista interminável, que atingem não só as classes menos privilegiadas, mas também a sociedade mais favorecida, deixa-se à mostra que o momento é de um total colapso social. A impressão que tenho é como se estivesse assistindo à queda de uma grande fileira de dominós, na qual o impulso da primeira pedra foi dado por aqueles que detêm algum tipo de poder e usufruiem em benefício próprio, mesmo que prejudiquem, firam ou matem outros indivíduos. Numa busca cega por dinheiro e poder, essas mãos propulsoras estão matando nossa sociedade brasileira. Acredito que, em um curto espaço de tempo, não será mais lembrada por seu otimismo, pois está difícil sorrir diante de tanta desgraça e falta de vergonha na cara de alguns “cidadãos”.

Digo isso não só movida pela tragédia que ocorreu ontem no Rio de Janeiro (Realengo), mas por tanto descaso político e social que assola nosso país ano após ano. Tantas tragédias com crianças comoveram o país, mas nada mudou. Será que mudará? Está difícil de acreditar, pois a corrupção sempre existiu no Brasil e nada mudou. Muito pelo contrário, a impressão que dá é que só tende a crescer.

Em um país no qual os cidadãos não têm a “permissão” para viver, mas simplesmente para sobreviver; no qual entra-se em um hospital e não se sai vivo por falta de atendimento; no qual se se  está parado em um semáforo, pode ser morto; se está reunido com os amigos em um restaurante, é assaltado; se está dentro de casa, é surpreendido por bandidos, que a cada dia estão mais violentos e a vida não tem mais nenhum valor; no qual filhos matam seus pais; no qual, em plena luz do dia, centenas de usuários de crack consomem a droga sem qualquer preocupação. E eu poderia enumerar tantas outras cenas lamentáveis...

 

Como é triste fazer parte desse momento do Brasil! A sensação que fica é que estamos permitindo sermos massacrados e de uma total impotência, pois quem detém o poder não o usa de forma a mudar esse cenário, a maioria só pensa em seu próprio benefício.

 

É claro que não podemos generalizar, existe gente boa no comando, mas, então, por que nada muda?!

 

Por que tanta violência, tantos problemas na área de segurança, educação e saúde se somos um país tão rico e até credores dos Estados Unidos, a maior potência mundial?

 

E, então, você me pergunta: "E o que você tem feito para mudar isso?". Tento agir com ética e honestidade, respeito o ambiente onde vivo e procuro informar-me muito antes de tomar qualquer decisão que possa influenciar na vida de outras pessoas. Mas é com tristeza que descrevo uma sensação de que, atualmente, para mim, me faz enxergar o Brasil como um dos purgatórios do mundo.

 

Disfarçado pela beleza de suas praias, pela exuberância de sua flora e fauna, pelo calor do povo, pela musicalidade e culinária de cada região, o Brasil clama por socorro!

 

E que este socorro venha por mãos éticas, que façam ressurgir valores que engrandeçam nossa maneira de ser e agir e que nos envaideçam ao dizer: somos brasileiros!

Copyright © 2011 - Todos os Direitos Reservados à Marcela Re Ribeiro - Reprodução Proibida

LIVROS DA AUTORA

​SIGA-ME

  • Facebook Classic
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Twitter Classic
  • c-youtube

© 2018 Todos os Direitos Reservados à Marcela Re Ribeiro